Flet: Exemplo 3

Captura de toques de teclado

Atalhos de Teclado

Na seção Widgets: Atalhos de Teclado vimos como capturar a interação do usuário com o aplicativo através de eventos de teclados. A captura de eventos produzidos pelo teclado se dá através do evento page.on_keyboard_event, que gerencia o pressionamento de teclas de letras em combinação com teclas de controle. Esse evento passa o parâmetro e que é uma instância da classe KeyboardEvent, e tem as seguintes propriedades:

e.key Representação textual da tecla pressionada.
e.shift Booleano: True se a tecla “Shift” foi pressionada.
e.ctrl Booleano: True se a tecla “Control” foi pressionada.
e.alt Booleano: True se a tecla “Alt” foi pressionada.
e.meta Booleano: True se a tecla “Meta” foi pressionada††.

Desta forma conseguimos capturar o pressionamento de uma única letra, além de Enter, Backspace, F1F12, Escape, Insert, Page Down, Pause, etc, ou de combinações como Ctrl-F ou Ctrl-Shift-Enter.

Como exemplo adicional vamos exibir o código de um jogo que captura a interação com o teclado. Uma combinação de teclas como Ctrl-H ou SHIFT-L é exibida em um container que desce do topo da página. Se o usuário digita a mesma combinação ele pontua (10 pontos de cada vez) e nova combinação é exibida.

1   import flet as ft
2   import time, random, string
3
4   cores = ["#FFC6C6", "#A8DCEA", "#BAF3E4", "#F1E9AF",
5            "#CBB1CE", "#B2C9F3", "#F0DCBE", "#F1D7B3"]
6
7   def main(page: ft.Page):
8       def sortear():
9           ct.top = 10        
10          ct.left = random.randrange(100, 1000)
11          ct.height=80
12          t1 = ["Shift", "Alt", "Ctrl"][random.randrange(0, 3)]
13          t2 = random.choice(string.ascii_letters).upper()
14          ct.content = ft.Text(f"{t1}-{t2}", size=20)
15          ct.bgcolor = cores[random.randrange(0, 8)]
16          ct.visible = True
17
18      def fim(e):
19          page.window_destroy()
20
21      def inicio(e):
22          while True:
23              sortear()
24              while ct.top < 400:
25                  time.sleep(.3)
26                  ct.top += 10
27                  page.update()
28              inicio(e)
29
30      def teclou(e):
31          txt = "Shift" if e.shift else "Alt" if e.alt else "Ctrl" if e.ctrl else ""
32          txt = f"{txt}-{e.key}"
33
34          if ct.content.value == txt:
35              pts = int(txtPontos.value.split(":")[1]) + 10
36              txtPontos.value = f"Sua pontuação: {str(pts)}"
37              ct.bgcolor = "red"
38              while ct.top < 400:
39                  time.sleep(.01)
40                  ct.top += 10
41                  ct.height -= 3
42                  page.update()
43
44      ct = ft.Container(padding = 15, width=180, alignment = ft.alignment.center,
45                        border = ft.border.all(2, "black"),
46                        border_radius = ft.border_radius.all(15),
47                        blur=90, visible = False)
48
49      btInicio = ft.ElevatedButton("Começar Jogo", bgcolor="white",
50                                  width=180, height= 40, on_click=inicio)
51      btFim = ft.ElevatedButton("Terminar Jogo", bgcolor="white",
52                                width=180, height= 40, on_click=fim)
53      txtPontos = ft.Text("Sua pontuação: 0", size=27, weight=ft.FontWeight.BOLD)
54      lin = ft.Text("Acerte a combinação de teclas mostrada na tela (Ctrl, Shift, Alt) + Letra",
55                    size=27)
56      linha1 = ft.Row([lin], alignment=ft.MainAxisAlignment.SPACE_EVENLY)
57      linha2 = ft.Row([btInicio, txtPontos, btFim],
58                      alignment=ft.MainAxisAlignment.SPACE_EVENLY)
59
60    page.add(linha1, linha2, ft.Stack([ct]))
61    page.on_keyboard_event = teclou
62
63  ft.app(target=main)

Nesse bloco de código usamos a notação Camel case para dar nomes às variáveis. Ela consiste em usar a primeira letra minúscula e a primeira letra de cada nova palavra subsequente maiúscula. Como exemplo temos casaDaVovo ou notaAluno. O desenvolvedor pode escolher que tipo de notação usar, sendo consistente em seu código e procurando respeitar as convenções da linguagem.

O início do jogo ocorre quando se clica o botão btInicio que dispara a função inicio(). Dentro dela um loop infinito promove várias interações do container descendo a tela (o que é obtido com container.top += 10). Quando o container chega em seu valor máximo estabelecido, no caso ct.top < 400, novos valores são sorteados como suas propriedades e o container e redesenhado no topo.

O sorteio define a posição (top) inicial, uma cor aleatória escolhida dentro de uma lista de cores (linha 15) e monta uma string para representar uma combinação de teclado (linhas 12 a 14). A linha 13 usa random.choice() para escolher aleatoriamente um dos caracteres de string.ascii_letters, e torná-lo maísculo. Esse carater é juntando à um controle. A tecla de controle Meta (Windows) não foi usada pois é comum que ela esteja associada a atalhos globais do computador, em algumas instalações.

A interação do usuário é capturada em teclou que compara a combinação sorteada com aquela teclada pelo usuário. Se ocorreu um acerto ela incrementa a pontuação, derruba o container (acelerando sua queda) e sorteia nova combinação. O loop infinito iniciado na linha 22 só é terminado com o evento btFim.on_click.

Captura de teclas no Python

Claro que podemos capturar o pressionamento de tecla no Python, sem usar os métodos do Flet. Para isso podemos instalar, entre outras escolhas, o módulo keyboard, que funciona em sistemas operacionais Windows e Linux.

# Instale o módulo de teclado usando PIP:
pip install keyboard

# No Python 3 instale usando o comando:
pip3 install keyboard

Para detectar pressionamentos de teclas podemos usar a função is_pressed(). Esse método recebe um caractere como entrada e retorna True se essa tecla foi pressionada. O exemplo seguinte usa um loop que só é terminado com o pressionamento da tecla f.

import keyboard

print("Pressione 'f' para terminar.")
while True:
    if keyboard.is_pressed("a"):
        print("A tecla 'f' foi pressionada!")
        break

A função keyboard.is_pressed("f") retorna False se qualquer outra tecla fopr pressionada.

Também podemos usar a função read_key() para capturar pressionamentos de teclas. Essa função retorna a tecla pressionada pelo usuário.

import keyboard
while True:
    print(keyboard.read_key())
    if keyboard.read_key() == "f":
        print("Você terminou o loop pressionando 'f'.")
        break

Esse código exibe na tela todas as teclas pressionadas até que se tecle “f”.

Outra forma de captura de pressionamento de teclas usa a função wait(), que recebe um caractere como entrada. Quando executado o programa é pausado até que seja pressionada a tecla passada como argumento para a função.

import keyboard
keyboard.wait("f")
print("Você digitou 'f'.")

Nesse último exemplo fica dispensado o uso de um loop para suspender a execução do código.

Bibiografia

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